Fluxo de Sinal

Sobe para 350 o número de famílias desabrigadas em Cubatão

Moradores da cidade se mobilizam para ajudar; secretaria de Saúde convoca profissionais



Atualizado às 13h - Sobe para 350 o número de famílias abrigadas no Centro Esportivo Castelão, em Cubatão, a grande maioria vinda do bairro da Água Fria e algumas do Caminho dos Pilões. Esses moradores tiveram que deixar as casas, inundadas pela água de madrugada. Muitos foram resgatados com a ajuda do helicóptero da Polícia Militar e pelos bombeiros.

Outros 26 cidadãos, moradores da Vila São José, que passaram a noite na Escola João Ramalho, na Vila Nova, já retornaram para suas residências hoje pela manhã.


Moradores da cidade e funcionários públicos se mobilizam para ajudar os necessitados com doações de alimentos, produtos de higiene pessoal, roupas e sapatos. Desde a madrugada, as equipes da Secretaria de Assistência Social têm recebido inúmeros donativos vindos de vários pontos da cidade. O Supermercado Krill realizou uma grande doação de alimentos.

O Centro Esportivo Castelão (Rua Embaixador Pedro de Toledo, 365) centraliza o atendimento aos cidadãos, bem como o recebimento de donativos. De acordo com a Secretária de Assistência Social, Simone Aparecida dos Sabtos Lopes, a maior necessidade neste momento é de lençois, cobertores, toalhas de banho e brinquedos.
Além da Defesa Civil e Assistência Social, atua no atendimento às pessoas um força-tarefa formada por equipes também dos setores de Transporte, Engenharia, Alojamento, Vigilância, Trânsito, Comunicação Social, Coleta e Guarda de Donativos, Alimentação e Saúde.


 Equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em conjunto com o Conselho Tutelar, estão atuando também nas escolas onde crianças foram mantidas após o final das aulas de sexta-feira, onde receberam primeiramente cuidados de professores e monitores e lanches.

A prefeita Marcia Rosa, o vice-prefeito Donizete Tavares do Nascimento, e os secretários municipais, estão comandando as providências para o atendimento aos desabrigados. Junto com a Defesa Civil, as equipes permanecem em plantão verificando as ocorrências de alagamentos e deslizamentos reportadas pela população em toda a cidade.




 Por ter sido necessário paralisar o sistema de tratamento de água da Sabesp, é recomendado à população economizar água potável até a normalização do abastecimento.
Emergência - A prefeita Marcia Rosa decretou estado de emergência na cidade de Cubatão hoje de manhã por conta das fortes chuvas desta sexta-feira (22) que invadiram a madrugada de sábado. A medida serve para proteger a vida dos cidadãos, bem como remoção dos moradores residentes nos bairros atingidos e em áreas de risco, para um local seguro. O decreto permite, ainda, compras emergenciais com menos burocracia e busca de recursos junto aos governos estadual e federal.

Texto: Alessandro Atanes / Morgana Monteiro

Veja o vídeo que mostra o momento em que barreira caiu na Imigrantes:





Enviada em 23/02/2013 (sábado)

Nenhum comentário: